domenica 14 agosto 2011

Master Eco-Polis. Workshop 2011. Costa dos Corais. BRASIL

Desde el 1 de Agosto y hasta el 26 del mismo mes se esta llevando adelante el tercer workshop de los alumnos de la cuarta edición del Master Eco-Polis en el Estado de Alagoas, Brasil.


El workshop forma parte de las estrategias de trabajo que el Master lleva adelante en la región desde el 2010. Dichas actividades apuntan a la elaboración de los lineamientos estrategicos para el desarrollo sustentable de la Costa dos Corais.


Algunas notas de prensa de la preparación previa del Workshop:
_____________________________________


25/11/2010 - 14h00m

Arranjos Produtivos Locais planejam ações para 2011

APL Costa dos Corais se reúne nesta 5ª, em Japaratinga, para uma das etapas do planejamento anual
Arranjos Produtivos Locais planejam ações para 2011
Reunião visa o planejamento das ações na Costa dos Corais em 2011
Laís Pita
Empreendedores e produtores ligados ao Arranjo Produtivo Local (APL) Costa dos Corais se reúnem em Japaratinga, nesta quinta-feira (25), para planejar as ações a serem executadas em 2011. Também participam da reunião representantes de secretarias estaduais e municipais, além de cinco alunos que fazem parte do Master Ecopolis, mestrado internacional da Universidade de Ferrara, na Itália, que contou com a parceria da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) na realização da etapa Alagoas.
Durante a reunião, os alunos vão apresentar a agenda estratégica produzida depois de trinta dias estudando e levantando dados sobre a Costa dos Corais, entre setembro e outubro deste ano. A agenda é composta por propostas, fraquezas e oportunidades para a região, resultando em nove ideias de projetos, que eles acreditam poder contribuir com o planejamento do APL para 2011.

O encontro faz parte das 39 reuniões que ocorrem anualmente para discutir o planejamento das ações dos APLs para o ano seguinte. A programação teve início no dia 26 de outubro e é dividida em três etapas. Na primeira foi feita uma revisão das ações realizadas em 2010. A segunda consiste em uma oficina de planejamento para 2011 e na terceira etapa ocorre a validação das propostas, onde o gestor de cada APL apresenta uma planilha com a descrição e o custeio de cada ação.
Em todas as reuniões, estão presentes o gestor do APL e o grupo gestor, formado por empresários e produtores que compõem o Arranjo. A Seplan e o Sebrae/AL, coordenadores do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), e as secretarias envolvidas participam da segunda etapa, onde são propostas novas ações e a retirada de outras. “Como o processo é dinâmico, temos condições de avaliar o que foi realizado e reprogramar, ou não, as ações para o ano seguinte”, disse o coordenador do PAPL pela Seplan, Mário Alberto Paiva.
Ao final da última etapa, que se encerra no dia 3 de dezembro, cada APL terá sua planilha pronta, contendo a descrição das ações e o custo de cada uma delas. Em fevereiro de 2011, essa planilha será negociada com os principais parceiros, onde eles assumem o seu financiamento e execução.


_____________________________________




07/12/2010 - 11h50m

Consultor do BID conhece projetos para o desenvolvimento integrado da Costa dos Corais

No encontro, Agência de Fomento de Alagoas lança programa de beneficiamento da Agricultura Periurbana
Consultor do BID conhece projetos para o desenvolvimento integrado da Costa dos Corais
Agricultura Periurbana será beneficiada por programa da Afal
Luciana Buarque
Projetos de desenvolvimento local que integram comunidade, setor privado e poder público foram apresentados na cidade de Japaratinga, na tarde dessa sexta-feira (3), ao representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Claudio Cortellese. O encontro reuniu mais de 50 pessoas, entre membros de cooperativas, ONGs, empresários e prefeituras da região do Litoral Norte de Alagoas, além de representantes do Arranjo Produtivo Local de Turismo na Costa dos Corais, secretarias de Estado, universidades, alunos do Master Eco Polis e o Sebrae/AL.
Na reunião, organizada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e Agência de Fomento de Alagoas (Afal), a Afal lançou o Programa de Fortalecimento da Agricultura Periurbana, que conta com financiamento do BID, através do seu Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin/BID).
O Programa visa fortalecer a produção de agricultores da região Norte do Estado, em 13 municípios, contribuindo para o aumento da comercialização local e a permanência dos produtores em suas cidades. Os agricultores periurbanos vão contar com capacitações, assistência técnica, consultorias especializadas e pesquisas de mercado prestadas pela Agência.
O Fumin vem apoiando ações do Governo através da Afal, onde já foram investidos cerca de US$ 580 mil dólares, equivalente a quase R$ 1 milhão. “O convênio com o Fumin foi fundamental para a estruturação e implantação da Afal e, atualmente, o financiamento abrange quase todos os nossos projetos”, explicou o diretor de desenvolvimento e projetos da Agência de Fomento, Fábio Leão.
“O Fundo é um dos principais parceiros do Estado e, provavelmente, continuará sendo no próximo mandato”, destacou o secretário do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira. Claudio Cortellese, que veio a Alagoas para avaliar o andamento dos projetos realizados com a Afal, considera que a visita pode ser a base para novas possibilidades de parcerias com o Governo. “Necessitávamos ver a integração entre os parceiros, que é uma característica essencial dos projetos do Fumin, e verificar o progresso das ações. Posso afirmar que estão bem direcionadas”, afirmou.
Turismo e inclusão digital – A Seplan apresentou o leque de projetos desenvolvidos no Programa Alagoas no Mapa, que busca promover a inclusão sociodigital e a difusão do conhecimento na Internet, por meio do uso colaborativo da rede em todo o Estado.
Cooperativas e associações da região mostraram o trabalho desenvolvido com foco na sustentabilidade, educação ambiental e ecoturismo, como é o caso da Cooperativa de Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), Associação de Ribeirinhos Amigos do Meio Ambiente (Aribama) e Associação Peixe-Boi.
O APL Costa dos Corais e os alunos do Master Ecopolis, curso de mestrado internacional voltado à gestão integrada de áreas costeiras, vão apresentar, na manhã deste sábado (4), uma agenda estratégica para a região, elaborada com base nos estudos dos alunos do curso, entre eles nove alagoanos.
O Master Eco Polis – promovido pela Universidade de Ferrara, na Itália – teve seu último módulo desenvolvido em Alagoas, resultado de um convênio com a Seplan. Os mestrandos continuam no Estado, desenvolvendo pesquisas e projetos.
Competitividade Local – Uma das linhas de atuação do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin/BID) envolve os Projetos de Competitividade Local (PCL), que articulam pequenas e médias empresas, governos, prefeituras e instituições de pesquisa em iniciativas integradas de desenvolvimento local.
É nesse conjunto de projetos que se enquadram as ações da Agência de Fomento de Alagoas (Afal) em parceria com o Fumin, no âmbito das cooperativas de crédito, da inclusão financeira de comunidades de baixa renda – a exemplo do Programa Alagoas Cidadã – e do apoio à ovinocaprinocultura, entre outras áreas.








_____________________________________





13/01/2011 - 17h08m

Visita técnica dá continuidade ao Plano de Desenvolvimento da Costa dos Corais

Equipe vai coletar informações para a elaboração do Plano Estratégico da região
Visita técnica dá continuidade ao Plano de Desenvolvimento  da Costa dos Corais
Plano Estratégico faz parte das ações do Master Eco Pólis
Laís Pita
Alunos do mestrado internacional Master Ecopolis estão realizando, desde esta quinta-feira (13), visitas técnicas à Costa dos Corais, litoral Norte de Alagoas. A equipe, formada por oito estudantes, ficará na região até a próxima terça (18) para coletar informações que vão subsidiar a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado do local.
Durante esse período, o grupo vai entrevistar diversos atores locais, como prefeitos, secretários, comerciantes, empresários, turistas e associações, além de visitar as ONGs das cidades de Maragogi, Porto Calvo, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Japaratinga.
O Plano Estratégico tem como principal objetivo funcionar como guia para uma melhor gestão da área costeira e proporcionar uma mudança cultural voltada para a preservação dos recursos marinhos e costeiros.
O mestrado internacional Master Ecopolis, promovido pela Universidade de Ferrara, na Itália, é voltado à gestão integrada dessas áreas e teve seu último módulo desenvolvido em Alagoas, resultado de um convênio entre a universidade e a Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan).
Para a elaboração do Plano, os trabalhos foram divididos em três fases. Na primeira, a equipe do Master realiza uma análise técnica – qualitativa e quantitativa – das condições ambientais e sociais de cada localidade, a fim de constatar o funcionamento das comunidades que compõem a área de atuação do Plano.
Já na segunda etapa, é feita uma análise crítica que sintetiza as observações feitas pela equipe, servindo de ponte entre a análise inicial e as propostas finais. Finalmente, a terceira fase consiste na elaboração de propostas e de uma visão estratégica para definir de que maneira os projetos serão direcionados para os territórios.
Segundo o coordenador de projetos do Master Ecopolis em Alagoas e professor do curso, Gregory Delaune, “as atividades que vem sendo realizadas estão mostrando resultados concretos. Nossa responsabilidade em responder aos questionamentos que recebemos dos atores locais é tão importante quanto a colaboração que pedimos a eles, que nos subsidiam com informações para a elaboração do plano”.
Ainda de acordo com Delaune, a fase de análise, que é formada pela primeira e segunda etapa, está prevista para ser concluída em fevereiro e o produto final do Plano Estratégico deve ser apresentado em julho de 2011.
Master Ecopolis – Cerca de 20 alunos, entre eles nove alagoanos, fazem parte do mestrado internacional e estão desde setembro do ano passado estudando e levantando dados sobre a Costa dos Corais alagoana. O principal objetivo do programa é transformar o conhecimento técnico-científico adquirido no curso em ações eficazes para a região analisada.
A turma já desenvolveu uma agenda estratégica composta por propostas, fraquezas e oportunidades para a região, resultando em nove idéias de projetos que podem contribuir com o planejamento do Arranjo Produtivo Local (APL) Costa dos Corais para 2011. Essas propostas de projetos também vão fazer parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado.




_____________________________________

Reunião com Master Eco Polis

28 de Abril de 2011














_____________________________________




Agenda estratégica do APL Costa dos Corais é lançada em Paripueira


20/06/2011


Coordenadores, gestores e parceiros participaram, nesta quinta-feira (16), da apresentação da Agenda Estratégica para o Arranjo Produtivo Local (APL) Costa dos Corais, realizada na Casa da Cultura, em Paripueira. A criação da agenda tem o objetivo de fortalecer as políticas de crescimento, definir o foco estratégico do APL, definir linhas de base e monitorar o arranjo através de avaliações periódicas.


Durante o evento, os participantes assistiram à apresentação da agenda estratégica integrada, desenvolvida por Camilla Sabattini, da Master Internacional EcoPolis - que trabalha com o planejamento estratégico e desenvolvimento local -, além de participarem de um debate para serem discutidas propostas e soluções para o APL.


A agenda estratégica faz parte da Gestão Integrada do Arranjo Produtivo Local, um compromisso firmado entre os gestores para o desenvolvimento da região. Com esse trabalho, cada agente se compromete a fazer a sua parte com ações e projetos priorizados, que têm como objetivo favorecer a inovação dos saberes e técnicas locais, elevar a qualidade urbana - através de projetos de melhoria dos espaços das cidades -, além da realização de oficinas e workshops.


Nas capacitações, os agentes discutem pesquisas e reflexões sobre a gestão integrada para parte da costa alagoana. A proposta da gestão é trabalhar os elementos da região, levando em conta aspectos como território, organização urbana, estrutura do sistema turístico, economia, entre outros.


“É possível transformar os conhecimentos adquiridos durante esse processo em ações efetivas e em soluções para uma melhor gestão da área costeira. A integração de todas as ações dos parceiros vai proporcionar, assim, uma melhoria no setor turístico do nosso Estado”, explicou Ronaldo Moraes, coordenador do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) pelo Sebrae Alagoas.


O evento foi uma realização do convênio entre o Grupo EcoPolis, o Consorzio Ferrara Ricerche e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae Alagoas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e cooperativas e associações da região.






_____________________________________

09/08/2011 - 15h25m

Workshop discute projetos para o desenvolvimento da Costa dos Corais

Alunos do Master Eco-Polis e atores locais analisaram quatro projetos que irão beneficiar municípios que abrangem o Arranjo Produtivo Local
Bárbara Pacheco
Alunos, técnicos e professores da Universidade de Ferrara (Itália) e de Alagoas participaram, no início desta semana, de mais uma atividade do Workshop Master Ecopolis, que acontece desde o dia 1° de agosto na região da Costa dos Corais. O encontro, que ocorreu no município de Maragogi, teve como finalidade reunir representantes da sociedade civil da região para a definição de estratégias que nortearão quatro projetos estruturantes para o desenvolvimento local. A validação desse trabalho está marcada para o próximo dia 15 no município.
Os projetos desenvolvidos contemplam todos os oito municípios que abrangem o Arranjo Produtivo Local (APL) Costa dos Corais – Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi – e visam alavancar o turismo sustentável relacionando-o aos outros setores econômicos.
Na ocasião, os participantes se dividiram em quatro mesas temáticas, para a discussão de cada projeto: roteiro turístico rural, melhoria da qualidade dos espaços públicos, realização da oficina das idéias e observatório ambiental da Costa dos Corais. Os alunos se basearam nas opiniões de representantes de associações, cooperativas, sociedade civil organizada, comunidade local, especialistas, professores e técnicos para formatar os projetos.
Todos os temas foram selecionados para financiamento a partir de nove projetos elaborados pela turma anterior do Master Eco-Polis, que realizou o primeiro workshop na região no ano passado e que irão colaborar com suas experiências profissionais para o aperfeiçoamento das ações.
“O workshop do Master Eco-Polis está sendo muito produtivo principalmente pela presença de mais de 100 pessoas, que fazem parte das esferas federal, estadual e municipal e que contribuíram para as definições das ações propostas para o desenvolvimento da região”, destacou o diretor de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato.
Segundo Chinelato, ainda durante essa semana os alunos devem analisar o que foi discutido e aprofundar as propostas definidas.
O Master Eco-Polis é um mestrado profissional em planejamento ambiental e territirial, a partir de intervenções diretas de comunidades, pesquisadores, gestores públicos e estudantes em determinada localidade. O workshop realizado na região da Costa dos Corais é resultado da parceria, firmada em 2010, entre a Universidade de Ferrara e o Governo de Alagoas, por meio da Seplande.

_____________________________________