lunedì 12 aprile 2010

Como o ingresso de estrangeiros na economia de uma cidade pode afetar o desenvolvimento da sociedade



A população mundial sofre com as dificuldades encontradas em sua localidade de origem fazendo com que migrem para outros centros, com perspectivas de um cenário mais positivo, onde encontram por muitas vezes dificuldades culturais, econômicas, sociais entre tantas outras que possam interferir em sua rotina de vida. Tal fato pode ser uma das causas que levam estas populações a se aproximarem geograficamente de pessoas de estilo de vida semelhante e/ou outros imigrantes de sua mesma nacionalidade formando "guetos" que podem exercer forte interferência no desenvolvimento sócio-demográfico e econômico das cidades destino.

Este fenômeno hora iniciado nas grandes metrópoles como Nova York, Paris, Milão (exemplo de Chinatowns), hoje se encontra também em pequenos centros urbanos. Durante análise realizada no centro histórico de Ferrara detectamos em uma das vias principais do comércio da cidade a presença de micro e pequenas empresas geridas por estrangeiros.

É fato que tal presença, de forma inicial, em uma cidade pequena (aproximadamente 150.000 hab) não ocasiona uma forte modificação no cenário da cidade porque hoje, estes, são pontos de atividade isolada, porém faz-se necessário uma análise mais profunda para uma discussão de como se integrar estes "guetos" com a sociedade local, observando as questões culturais, sociais, ambientais, etc.

É imprescindível para a preservação cultural e econômica da cidade, principalmente nos centros históricos, a criação de uma regulamentação adequada que possa impedir uma descaracterização excessiva do bem patrimonial, fazendo com que se torne um centro comercial/histórico harmônico e integrado no contexto territorial.

Os casos pontuais e esporádicos como o acima citado são passíveis de pequenas ações que possam contornar os possíveis problemas de integração ocasionados por este, entretanto nas grandes metrópoles onde hoje existem desde pequenos focos até grandes bairros organizados que pressupõem a existência de uma nação com suas características típicas, qual a melhor forma de se promover a integração ?


Michael Chinelato Soares, Giuseppe Lippo, Stella Spinelli, Sandra Dias, Silvanise Marques